Novo Shifter resulta de meses de pensamento, experiências e criação.

O Shifter chega a 2020 de “cara lavada” e “casa arrumada”. O órgão de comunicação social que desde cedo procurou ser uma voz da “geração digital” apresenta-se agora renovado e com uma nova missão: criar uma alternativa na comunicação social em português.
Consciente de que não é (nem quer ser) um órgão de comunicação social convencional, este “novo Shifter” define-se como uma publicação livre, cooperativa e criativa, acessível através do endereço shifter.pt. Livre porque um meio de comunicação social alternativo deve ser independente e aberto à participação da Comunidade. Cooperativo porque é open source, à vista de todos, para que possam criticar, sugerir, contribuir, melhorar… ou até reutilizar. Criativo porque quer contar histórias, apontar tendências, gerar debates e inspirar reflexões, mais do que informar.

Dando tempo e espaço a novas perspectivas, o Shifter quer ser uma voz crítica, participativa e plural em português, e um espaço onde as pessoas possam encontrar mais do que notícias – conteúdos que informem, inspirem e façam reflectir. Tecnologia, Ecologia, Mundo, Internet, Comunidade e Arte são as suas obsessões, os assuntos recorrentes. Entre as novidades do Shifter, estão ainda um novo espaço de Opinião, a rubrica Radar, onde todos os meses se olha para o mundo e se tenta explicá-lo, e uma secção chamada Intemporais, na qual se encontram artigos sem prazo de validade que podem ser lidos a qualquer altura.
Em 2020, o Shifter mantém-se firme à sua missão de criar uma alternativa na comunicação social em português e está convicto de que, para essa alternativa existir, é preciso encontrar novas formas de financiamento. Alcançar um estrutura sustentável do ponto de vista financeiro, que permita não só o crescimento do projecto, como também a valorização daqueles que escolhem colaborar com este, é o principal desafio que o Shifter tem pela frente e ao qual se propõe a responder em duas frentes: Shifter X e apoio da Comunidade.

Shifter apresenta Shifter X e Shifter Lab
Nesse sentido o Shifter está a lançar o Shifter X, o seu novo braço comercial. Através desta estrutura interna, o Shifter vai trabalhar directamente com marcas e outros projectos que procurem ‘fazer o Shift à sua mensagem’. O Shifter X dá continuidade a um trabalho que já tem sido feito ao longo dos anos e que é agora organizado em quatro serviços: publicidade, conteúdos, consultoria e eventos. O Shifter X coloca à disposição uma rede de freelancers multidisciplinar, da sua confiança.
O Shifter X é, juntamente com a publicação Shifter (shifter.pt), uma das partes do estúdio editorial que o Shifter está a construir e, que inclui ainda também o Shifter Lab – o seu laboratório de experimentação e criação, aberto à Comunidade. É no Shifter Lab que estão as iniciativas open source do Shifter e que, por agora, são palpáveis no projecto da Shifter Sans, uma fonte própria e que qualquer pessoa pode descarregar através do GitLab e usar nos seus projectos ou inclusive alterar, remisturar e melhorar. O Shifter acredita que a área da comunicação social precisa de uma cultura que facilite a inovação e a criação de novos projectos, e quer contribuir para isso através do Lab.

O Shifter apresenta-se também no Patreon, plataforma que tem vindo a tornar-se popular entre criadores de conteúdo digitais e outros projectos de comunicação social. O Shifter vai continuar gratuito, mas quem gosta do trabalho desenvolvido diariamente pode agora dar o seu contributo para ajudar o Shifter a fazer mais e melhor. O objectivo de 2 mil euros/mês, definido como meta no Patreon, permitirá suportar parte dos custos fixos mensais que o Shifter implica. É um patamar de segurança e estabilidade, que possibilitará pensar no crescimento da equipa fixa e na remuneração justa de todos os colaboradores que, por paixão e vontade própria, dedicam algum do seu tempo e talento ao projecto. Foi também criada uma Política de Transparência, uma página onde é possível saber quem é dono do Shifter, a organização burocrática do projecto, um historial de financiamento e, em breve, um relatório dos gastos.
O novo Shifter resulta de meses de pensamento, experiências e criação – de um longo processo de introspecção, aberto à Comunidade, em que se olhou para o Shifter que se tinha e se começou a questioná-lo, pensando no que se poderia fazer diferente. Este novo Shifter, que se apresenta com um novo logo e uma nova imagem gráfica, é a base de um “Shifter melhor” que vai ser construído daqui para a frente, através do trabalho editorial diário. Neste 2020, o Shifter procurará cimentar uma estrutura sustentável e a valorização daqueles que escolhem colaborar connosco.