A Academia Gerador é uma ambiciosa iniciativa com dois grandes eixos: a investigação cultural e uma escola para profissionais e curiosos. O projecto reforça o modelo de negócio do Gerador.

O Gerador está a lançar a Academia Gerador, um projecto ambicioso e que terá dois grandes eixos, que se vão relacionar entre si intimamente: a investigação cultural e uma escola para profissionais e curiosos.
Centro de Investigação Cultural
O Centro de Investigação Cultural, um dos dois eixos desta nova academia, vai integrar o estudo Barómetro Gerador Qmetrics, que tem vindo a ser publicado anualmente na Revista Gerador e que traça uma radiografia da cultura em Portugal.
“Desde os primeiros dias do Gerador que desejamos criar uma ferramenta que pudesse apoiar livremente os autores, agentes culturais e líderes políticos e empresariais nas decisões relacionadas com as estratégias culturais. Para responder a estas e muitas outras questões, o Gerador convidou a Qmetrics, uma empresa de referência na área dos estudos de mercado em Portugal, a aceitar o desafio de materializar o estudo mais ambicioso de sempre no nosso país nesta área”, lê-se na página web dedicada este Barómetro. Na edição de 2020, foram analisadas as consequências da pandemia de Covid-19 e traçados cenários de resposta dos portugueses ao consumo futuro de actividades culturais.

As principais conclusões do Barómetro Gerador Qmetrics são publicadas na revista, mas é possível comprar o estudo na íntegra através da loja online do Gerador por 11,50 euros ou 9,50 euros (Sócios Gerador).
Escola Gerador
O segundo eixo da Academia é a Escola Gerador, um espaço de aprendizagem, presencial e digital, dedicado a fornecedor ferramentas técnicas, de gestão e de motivação para profissionais e curiosos. Para particulares, a Escola Gerador conta com dois tipos de oferta formativa:
- Cursos de 25 horas: uma vez por semana e em horário pós-laboral, dedicados a áreas como a gestão cultural, produção de eventos, financiamentos europeus para as artes e cultura e dimensões técnicas como a ilustração, fotografia ou o uso correto da língua portuguesa. Descobre a oferta aqui.
- Workshops de 2 horas: para descobrires dimensões mais específicas relacionadas com ofícios da cultura portuguesa, soft skills ou mesmo para criar em família. Aqui podes aprender as bases para dominar o Photoshop, técnica de stencil para arte urbana ou ilustração, fotografia de retrato e até aprender a cozinhar um brunch vegan. Descobre a oferta aqui.
Em breve, o Gerador promete revelar uma vertente da Escola dedicada a empresas, com cursos de 15 horas e workshops dedicados a estimular a criatividade e desenvolver soft skills úteis no contexto laboral.