O festival Oeiras Ignição Gerador será um espaço onde se poderá pensar o futuro da cultura.

Qual o futuro da cultura e da criatividade? São questões como esta que preenchem, nos últimos tempos, os nossos pensamentos. No dia em que o Gerador celebra 6 anos, apresenta um novo projecto, o festival Oeiras Ignição Gerador, que põe o futuro da cultura no centro da reflexão, após o início da pandemia.
Em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, cidade candidata à Capital Europeia da Cultura em 2027, o Gerador decidiu juntar num festival online de três dias, de 18 a 20 de Junho, “pessoas que admiramos, que têm coragem de questionar e, mais ainda, têm o atrevimento de querer responder. Tudo isto enquanto reinventamos a experiência de viver um festival no digital: e se pudesses pedir uma cerveja, aconchegar o estômago num restaurante ou ficar à conversa nos intervalos como num festival de Verão?”
Alexandre Farto (Vhils), Sara Barros Leitão, Salvador Sobral, Ana Matos Fernandes (Capicua), Rui Horta, Grada Kilomba, André Gago, Margarida Pinto Correia, Benjamim, Carla Chambel, Selma Uamusse, Matilde Campilho, Miguel Januário (Mais Menos), Mundo Segundo ou os internacionais Maria Acaso, responsável de educação do Museo Reina Sofía (Madrid) e Wouter van der Horst, responsável pela transformação digital do Rijksmuseum, em Amesterdão, são alguns dos nomes confirmados para as conversas, masterclasses, apresentações, concertos, performances e muitas outras surpresas. O programa completo já está disponível e pode ser descoberto aqui.
Nesta experiência totalmente digital não podem faltar os básicos de cada festival: cerveja fresquinha (entregue pela Musa em tua casa), petiscos para os intervalos (que podes encomendar através da EatTasty) ou arte em cada cantinho, já que até a WC virtual vai ser intervencionada por diversos artistas com curadoria da Revista FOmE. Tens ainda muito que explorar no recinto, desde o Pavilhão das Artes onde todos os dias entidades ligadas ao mundo da cultura, do jornalismo e do ensino em Portugal vão ter uma voz, até ao Backstage onde podes conhecer alguns dos artistas, passando pelos Chill Breaks onde vais conhecer outros festivaleiros.
Este é um festival pago porque é fundamental remunerar todos os que nele intervêm, sejam artistas, autores ou técnicos. Os preços foram no entanto pensados para permitir que todos participem.
Se fores Sócio Gerador ou residente no município de Oeiras tens acesso a um desconto de 70% na compra do Passe 3 dias, em vez de 29 euros o valor é de apenas 9 euros. E até dia 10 de junho podes também agarrar o passe pelo preço promocional 19 euros.