A reportagem de capa tem marca os 15 anos do fim do Ballet Gulbenkian e retrata a dança em Portugal hoje como um lugar mais partilhado, mas também mais disperso nas suas diferentes linguagens.

A edição 31 da Revista Gerador chega esta semana às bancas e encabeça o tema da dança em Portugal. No ano que marca os 15 anos do fim do Ballet Gulbenkian, a dança em Portugal é hoje um lugar mais partilhado, mas também mais disperso nas suas diferentes linguagens. Partindo desta referência temporal e deste contexto presente, procurámos saber o lugar que a dança ocupa na cultura portuguesa – do ballet clássico à dança contemporânea, incluindo certas fusões que existem hoje, por exemplo com a street dance e outras.
O Gerador rodeou-se de artistas como as ilustradoras da Herquive que partilham consigo ilustrações que retratam cinco artistas portuguesas que vale a pena conhecer e as fotografias de Rui Palma que deixa uma proposta de imersão na temática da cultura drag queen.
O lançamento é também marcado pela divulgação do Barómetro Gerador Qmetrics, o estudo anual que avalia a percepção da cultura em Portugal, numa 2ª edição já com dados referentes aos efeitos da pandemia no setor cultural. A 31ª edição da Revista Gerador foi apresentada em directo no festival Oeiras Ignição Gerador.
A Revista Gerador é uma revista bimestral centrada na investigação jornalística da cultura portuguesa. Com o Cartão Sócio Gerador recebes a revista em casa antes de chegar às bancas. Descobre mais aqui.