Reunião Editorial é o primeiro podcast do Shifter, exclusivo para quem contribui para o projecto através do Patreon com pelo menos 2 euros/mês.

O Shifter estreia-se esta semana no mundo dos podcasts com o lançamento do Reunião Editorial, um podcast exclusivo para quem contribui para a continuidade e sustentabilidade deste projecto jornalístico através do Patreon e no âmbito da campanha de investimento comunitário lançada em Abril.
“Este foi um projecto que desenvolvemos ao longo dos últimos meses, desde que definimos o podcast como um produto exclusivo para apoiantes do Shifter”, lê-se numa nota publicada no site do projecto. “Quando lançámos a nossa campanha de investimento, em Abril, dissemo-vos que, tal como os tempos, o Shifter estava a mudar. E porque no momento de lançamento da campanha, quisemos reforçar o compromisso de que estamos nisto juntos – nós e tu, que estás a ler isto – fazia mais sentido do que nunca que os produtos exclusivos associados ao projecto fossem pensados para a nossa comunidade.”
O podcast do Shifter, Reunião Editorial, é moderado pelo João Ribeiro, director do Shifter, e pela Rita Pinto, editora-chefe, para precisamente “tentarmos reproduzir aquilo que são as nossas reuniões editoriais e dinâmica interna. É um produto mensal, e a principal diferença para as reuniões diárias que temos entre nós é a presença de um convidado”, lê-se no mesmo comunicado. Neste primeiro episódio, o convidado é o Alex Couto, escritor e publicitário, que já fez parte da equipa do Shifter e começa agora a mostrar as suas obras ao mundo, incluindo Nova Lisboa, que lançou no final de 2019.
Reunião Editorial conta com vários momentos e rubricas que se repetirão em todos os episódios: o espaço em que todos os intervenientes partilham as suas Obsessões do mês que passou, a Revista de Imprensa, o segmento em que se fala da Notícia que Gostávamos de Ter Dado (ou Lido), um momento de Entrevista ao convidado, e, para finalizar, as Sugestões Culturais, onde, além de o convidado partilhar uma sugestão de filme, série, livro, disco ou momento artístico, é convidado um membro da equipa para também ele deixar os seus conselhos. Neste primeiro episódio, essa pessoa é o Pedro Caldeira, que além de escrever sobre música no Shifter, é produtor musical e foi quem fez os sons que vais poder ouvir ao longo do podcast.
Com este podcast, os leitores do Shifter podem “saber mais sobre os processos e decisões do Shifter como se estivesses entre nós”. “Acreditamos que esta nova forma de comunicação com a nossa comunidade é um canal imprescindível para estarmos em contacto, e um passo importante numa relação que queremos que seja de transparência.” O Shifter convida todos os ouvintes do seu podcast a deixarem ideias, sugestões ou questões, até porque, como refere, este é um formato que está a explorar pela primeira vez.