Fundo de emergência atribuído pela Google no âmbito da pandemia de Covid-19 vai permitir ao Shifter continuar a entregar bom jornalismo.

O Shifter vai receber 5 mil dólares (cerca de 4,3 mil euros) do Journalism Emergency Relief Fund, um fundo atribuído pela Google para ajudar os órgãos de comunicação social na fase do Covid-19. “O apoio da Google serve como impulso, para compensar as perdas inerentes à quebra do mercado publicitário que se fez sentir no Shifter, permitindo-nos assegurar de uma forma mais tranquila o compromisso que assumimos com os nossos leitores e, particularmente, com aqueles que contribuem”, lê-se numa nota divulgada pelo Shifter.
O Shifter escreve que “a pandemia de Covid-19 levou as pessoas a procurar mais informação junto dos órgãos de comunicação social mas acentuou ao mesmo tempo a crise que os media já têm vindo a sentir. O investimento das marcas em publicidade reflectiu a sua incerteza e o valor monetário de cada visualização baixou; entre despedimentos e lay-offs, as redacções trabalhavam a todo o gás para informar mais com menos recursos, e num clima de incerteza. Em Portugal, o Governo anunciou medidas de apoio ao sector dos media, ou melhor, medidas para apoiar as empresas que detêm os maiores órgãos de comunicação social. De fora ficaram os media mais pequenos e os independentes, por não terem uma estrutura que o estado considerasse prioritário salvar e não estarem tão próximos do circuito, digamos, mainstream”.
O processo de candidatura “era simples, um media só tinha de sucintamente explicar o seu contexto e como o dinheiro extra o ia ajudar na sua operação – sem ter de dar quaisquer garantias do ponto de vista editorial, ambos os fundos deixavam claro que a concessão do apoio não seguiria esse critério desde que se fizesse prova do impacto social do projecto”. Em Portugal, para além do Shifter, sabe-se que o Mediotejo.net recebeu um apoio de 7 mil dólares e o Sul Informação 5 mil.
Conforme anunciou em Abril, o Shifter procura 4 mil euros por mês para poder continuar a existir; o objectivo do projecto é alcançar a maior fatia possível desse valor de contributos monetários da sua comunidade, através do Patreon e da página Investir. O fundo agora recebido da Google irá ajudar nas contas dos próximos meses, enquanto o Shifter prossegue a sua jornada rumo à sustentabilidade.