A Mamute apresenta-se como a primeira revista portuguesa exclusivamente dedicada aos ensaios autobiográficos em formato longo. Primeira edição disponível em Janeiro.

Chama-se Mamute e é uma nova revista portuguesa, trimestral, de ensaios criativos e autobiográficos em formato longo, que quer contar histórias pessoais que tenham eco colectivo. Idealizada e editada por Gonçalo Mira, crítico literário do Público e autor do podcast Conduzir à Noite, a Mamute pretende “através das experiências individuais dos autores, falar de temas socialmente relevantes, partindo do particular para falar do global. Dito de outra forma, queremos contar histórias que também informem, que inquietem, que ajudem a pensar o mundo em que vivemos”, lê-se na apresentação do projecto.
“A Mamute não é uma revista sobre política, no sentido comum do termo, mas é uma revista política, porque acreditamos que tudo, em sociedade, é política. É uma revista inclusiva que acredita no paradoxo da tolerância. Como tal, é completamente intolerante a ideias discriminatórias.”
Em formato de livro de bolso e com design distintivo, o primeiro número da Mamute conta com as vozes de Nuno Catarino (a experiência de usar bicicleta como principal meio de transporte em Lisboa), Cláudia Lucas Chéu (a descoberta da sexualidade na adolescência), Seara (ocupação solidária e despejo em plena pandemia), João Pedro Azul (um pai engolido pela demência) e João Sousa Cardoso (uma viagem ao longo do rio Mississippi).
Além de Gonçalo Mira, que dirige e edita a Mamute, a revista conta com a colaboração da Ana Freitas no design e paginação, da Célia Castelo no design do website do projecto, e da Daniela Valdez e do Emanuel Canoilas no marketing e comunicação. A Mamute já pode ser comprada online, em revistamamute.pt por 10 euros, e a partir de Janeiro nas melhores livrarias independentes do país e nas lojas Fnac e Almedina.
No site da Mamute, está também disponível uma assinatura anual de 36 euros, que inclui os quatro números que serão lançados ao longo de 2021. Neste momento, a assinatura vem com 10% de desconto.
A Mamute é um projecto colaborativo, pelo que todas as pessoas são incentivadas a participar propondo temas e assuntos para histórias, dando ideias e sugestões para a revista. Podem também submeter textos entre 5 000 e 20 000 palavras, autobiográficos e inéditos, através desta página.