O Bola Na Rede olha para a sua revista mensal e para as subscrições como uma forma de oferecer conteúdos exclusivos e garantir a subsistência do projecto editorial.

Ao fim de uma década, durante a qual se estreou em diferentes formatos, do texto ao vídeo, o Bola Na Rede procura agora na subscrição um novo modelo de subsistência, estreando um novo produto: uma revista digital, mensal e exclusiva para assinantes. “Neste momento, este é o único conteúdo premium associado ao Bola na Rede. Nunca o tivemos e o objectivo da revista é mesmo o de ajudar na sustentabilidade do projecto, ao mesmo tempo em que fornece mais um conteúdo de valor aos leitores”, conta ao MediaAlternativos.pt Mário Cagica Oliveira, jornalista e fundador do projecto.
A assinatura da revista do Bola Na Rede pode ser feita por 12 meses (22 euros), seis meses (12 euros) ou um mês (2,20 euros), sendo este último caso o mais indicado para curiosos que queiram experimentar primeiro o produto antes de firmarem um compromisso mais sério. “Sempre sonhámos ter uma revista. No início, a ambição era de que fosse criada uma revista física. No entanto, e olhando para a evolução digital, entendemos que este era o passo que mais fazia sentido”, esclarece Mário. “O sonho do papel está bem presente, mas terá de ser um passo bem dado e só quando fizer sentido. Neste momento, ainda não encontrámos um caminho que permita que isso aconteça.”
A revista do Bola Na Rede oferece conteúdos distintos daqueles que os leitores e seguidores do projecto podem encontrar desde 2017, e de forma gratuita, no site bolanarede.pt. É caso de rubricas como o 11 Ideal, de crónicas como a Tribuna VIP, de passatempos e de grandes entrevistas – na terceira edição, prevista para Fevereiro, será com Jéssica Silva, melhor jogadora portuguesa de futebol feminino.
O Bola Na Rede lançou o sistema de subscrições e a revista em Dezembro de 2020. Mário Cagica Oliveira refere os primeiros meses de subscrição estão “a correr bem, dentro do expectável” e que houve “um grande impacto inicial com várias subscrições anuais”. “Agora, o objectivo passa por garantir a qualidade de todas as revistas para quem subscreveu de forma anual e para quem quer subscrever, de forma mensal, a revista. Com nomes como Vítor Oliveira, Fábio Martins ou, agora, da Jéssica Silva, queremos continuar a apelar à subscrição porque o conteúdo terá sempre qualidade”, acrescenta.