Fumaça inaugura newsletter mensal com convidados especiais, começando com Mia Couto

Uma vez por mês, a newsletter semanal do Fumaça terá uma edição especial com alguém que possa ter um olhar diferente sobre o mundo, como é o caso de Mia Couto.


Fotografia cortesia de Fumaça

A newsletter do Fumaça tornou-se um canal próprio e não um mero difusor de conteúdo publicado no site do projecto. Associado à sua comunidade de apoiantes, o Fumaça tem usado a newsletter para dialogar com quem financia o seu trabalho e não só, partilhando uma vez por semana uma crónica de um jornalista ou membro da equipa e agora uma vez por mês um texto de um convidado especial.

“No Fumaça, sempre quisemos ouvir outras histórias, narrativas e perspectivas. Temas que mostrem que há mais mundo, vozes que falem de vivências desconhecidas e acontecimentos por explicar. Já o fazíamos em entrevistas, reportagens e séries de investigação. Agora, vamos fazê-lo também nas nossas newsletters.”

Assim, uma vez por mês, a newsletter semanal do Fumaça terá uma edição especial. “Não será ninguém da nossa equipa a escrevê-la. Vamos ouvir pessoas com um olhar diferente, gente que nos possa explicar a sua forma de ver o mundo. Podem ser artistas ou agricultoras, cientistas ou religiosas, activistas ou conformadas.”

A estreia foi com Mia Couto, escritor e biólogo moçambicano, que já tinha sido entrevistado pelo Fumaça e que escreveu sobre o que tem acontecido na província de Cabo Delgado e os ataques de grupos que se dizem ligados ao Daesh. O artigo pode ser lido na íntegra no site do Fumaça, mas para receberes as próximas edições terás de fazer a tua subscrição aqui.