Shifter coloca a sua 2ª revista finalmente em pré-venda

O 2º número da revista física do Shifter, prometido primeiro para Dezembro e depois para Janeiro, foi agora em Fevereiro colocado em pré-venda, “enquanto a revista é enviada para impressão”.


Ilustração de João Ribeiro/Shifter

Janeiro tem sido um mês de mudança para o Shifter. A prometida reestruturação, para ajustar o projecto ao orçamento alcançado por via de contribuições dos leitores no final do ano, está a acontecer nos bastidores, o que tem levado a alguns atrasos nos lançamentos aguardados – “tem sido difícil para nós conciliar tudo aquilo a que nos propomos – e como nunca nos fez sentido descurar a qualidade dos conteúdos, dadas as circunstâncias, são os timings que saem descurados”, escreve a equipa do Shifter num comunicado.

As Notas de Dezembro, uma das rubricas exclusivas para patronos do projecto, passaram a ser entregues em formato de newsletter, tendo a nova edição sido enviada em meados de Janeiro. Quanto ao podcast, “está on hold”, como revelou o Shifter num e-mail enviado à sua comunidade. “A verdade é que os números não eram tão simpáticos como gostaríamos e, além disso, das respostas ao questionário que fizemos aos nossos patronos surgiram várias dicas e propostas de aperfeiçoamento do formato que estamos a estudar atentamente”, escrevem. “As nossas reuniões editoriais continuam, naturalmente, todos os dias, mas esperamos ter novidades para vos comunicar em breve sobre as suas versões gravadas.”

O terceiro elemento do cardápio de produtos exclusivos do Shifter é a revista. Gratuita para todos os patronos acima de 10 euros com alguns extras e disponível sem extras por esse mesmo valor para os restantes leitores, a 2ª edição da revista do Shifter “está pronta e, modéstia à parte, está incrível”. Depois de um primeiro número, em Setembro, sobre a “sobre nós e sobre a sociedade num contexto pandémico nunca antes vivido”, desta vez o tema centra-se na origem do Conhecimento e da chamada Era da Informação. O novo número está a caminho da impressão, de acordo com o Shifter, e foi disponibilizado no início desta semana em pré-venda na loja online do projecto pelo preço habitual + portes.

Será que sabemos mesmo o que sabemos? O desenvolvimento dos meios de comunicação foi uma das maiores mudanças de paradigma desde a revolução industrial e, com isso, sucederam-se uma série de outras mudanças no nosso mundo. É seguro dizer que nunca vivemos tão rodeados de informação, contudo, é visível a confusão em que estamos imersos. Reunimos várias reportagens, entrevistas, ensaios e crónicas que teorizam sobre a influência que este fluxo vertiginoso de novo conhecimento e informação teve na forma como olhamos o mundo, nós próprios e em sociedade.

– Shifter sobre a nova revista

A pré-venda é, de acordo com o Shifter, uma forma de garantir que, desta vez, as encomendas são processadas a tempo e horas, chegando a casa das pessoas sem os atrasos da primeira edição. É que “a equipa do Shifter é pequena – é quem edita a revista que trata do design e paginação, que organiza as encomendas, que as processa, que empilha e anota os envelopes e os leva depois para os correios”. “Não garantimos que não existam atrasos desta vez, até porque continua a dar-nos mais jeito reunir um número considerável de encomendas que compense a deslocação aos correios, mas temos a certeza que serão menos, e cada vez menos a cada edição”, assinala o Shifter no mesmo comunicado.