Gerador cria festival virtual para debater o interior de Portugal

Descobre o Teu Interior é um festival anual, de dois dias, que debate o interior do país e dá visibilidade às comunidades que o compõem. Terá três palcos virtuais, dedicados a conversas, música e cinema.


O Gerador, plataforma independente de jornalismo, cultura e educação, anuncia a criação do primeiro festival que põe o foco no interior de Portugal. Com a duração de dois dias e transmissão online, o Descobre o Teu Interior realiza-se no site do Gerador, nos dias 9 e 10 de Abril, com três palcos e um reconhecido painel de personalidades da sociedade portuguesa, da política à cultura, que se juntam para debater o estado do interior do país e refletir sobre o seu futuro.

O festival online, que aborda temáticas como o novo turismo interno, a cultura e educação ou as consequências da pandemia, conta com a presença de mais de 25 personalidades, como a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, Ana Abrunhosa, Secretária de Estado da Coesão Territorial, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, Joana Mortágua, Adolfo Mesquita Nunes, Margarida Pinto Correia, João Teixeira Lopes ou o escritor Afonso Cruz, o coreógrafo Rui Horta ou o diretor do Festival Bons Sons, Miguel Atalaia.

Numa altura em que o interior tem servido de escape a muitos portugueses, a pandemia trouxe também a oportunidade de voltar a falar, debater e discutir o interior do país e a sua sustentabilidade. Neste primeiro ano, o “Descobre o teu Interior” conta com uma programação de conversas dedicadas a temas actuais, como “As consequências da pandemia para o interior”; “O interior visto pelas novas gerações”; “O novo turismo interno”; “Resiliência do interior”; “Cultura e educação” ou “Desenhar o futuro do interior”.

A programação abre com um debate sobre o estado do interior do país atualmente, com a presença de Joana Mortágua, Adolfo Mesquita Nunes e Pedro Delgado Alves, e encerra no dia 10 de Abril com a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Destaca-se, ainda, a presença de Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior que, juntamente com André Tomé da Câmara Municipal de Beja e o sociólogo João Teixeira Lopes, participará no painel que debate as consequências da pandemia para o interior; Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, integra o painel dedicado ao novo turismo interno, juntamente com Dalila Diascoordenadora do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE) da Rede das Aldeias Históricas de PortugalMargarida Pinto Correia fará parte da conversa dedicada à resiliência do interior, com Francisco Ferreira da ZERO e Carlos Miguel, Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional; já o escritor Afonso Cruz, partilhará a sua visão no painel dedicado à cultura e educação, acompanhado pela Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora.

Na conversa ‘Desenhar o futuro do interior’, intervém Sara Barriga Brighenti, sub-comissária do Plano Nacional das ArtesCatarina Valença Gonçalves, fundadora e CEO da Spira. No painel ‘O interior visto pelas novas gerações’ serão ouvidas as vozes de Carolina Garfo, artista de Trás-os-Montes; Lara Seixo Rodrigues, fundadora da Mistaker Maker; e Miguel Atalaia, diretor do Festival Bons Sons. Rui Horta junta-se a Magda Henriques, das Comédias do Minho, para falar sobre a cultura no interior do país.

Este festival, exclusivamente online, pretende dinamizar o debate de temas fulcrais para o interior do país, promovendo a participação de todos e procurando estabelecer pontes entre os temas relevantes para os municípios do interior e a opinião pública. Para além dos painéis de conversa, o festival conta ainda com palcos e pavilhões virtuais que receberão a programação paralela, como o Palco Música Portuguesa a Gostar dela Própria, com curadoria de Tiago Pereira, um palco dedicado a cinema português, com curadoria da Academia Portuguesa de Cinema e, ainda, pavilhões com programação dos municípios parceiros do festival, como a Câmara Municipal de Mértola e da Guarda ou, até, uma sala de convívio, um bar e uma loja onde será possível participar num conjunto de experiências virtuais originais.

Os bilhetes para o festival Descobre o Teu Interior já estão à venda no site do Gerador. É possível comprar um passe de dois dias a 9 euros (preço geral) ou a 3 euros para os residentes nos municípios parceiros do festival e Sócios Gerador. Todos os conteúdos vão ficar disponíveis para consulta, até ao fim do ano, para todos os participantes.