Gerador reabre candidaturas a bolsa para apoiar o jornalismo de investigação

Bolsa Reportagens Essenciais Gerador destina-se a jovens jornalistas formados ou ainda em formação, até aos 35 anos, para que possam concretizar reportagens de investigação ao longo de três meses.


Imagem cortesia de Gerador

O Gerador – plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação – t acaba de anunciar, depois de uma primeira edição em janeiro, a reabertura das candidaturas para mais uma bolsa de jornalismo Bolsa Reportagens Essenciais Gerador.

Em 2021, dentro do contexto particular da pandemia da COVID-19, os meios de comunicação permanecem como um elemento fundamental para divulgar e analisar a informação mais relevante, e ao mesmo tempo, é um setor que atravessa uma crise profunda. Neste ano de incertezas para a atividade, a ‘Bolsa Reportagens Essenciais Gerador’ pretende apoiar o jornalismo e os jornalistas, com enfoque nos profissionais mais jovens, que têm mais dificuldade em aceder aos recursos e ferramentas necessárias para desenvolver reportagens de investigação, num formato compatível com uma ocupação estudantil ou profissional a tempo inteiro.

Esta bolsa é, por isso, exclusiva para jovens jornalistas ou formados em jornalismo até aos 35 anos, e surge como um desafio para a criação de reportagens de investigação, com duração de três meses e acesso a recursos técnicos, humanos e financeiros fornecidos pelo Gerador, que serão publicadas integralmente nas suas plataformas: revista, site e redes sociais. O valor da bolsa é de 1 250 euros: 1 000 euros referentes ao orçamento máximo de gastos em recursos técnicos para a reportagem e 250 euros de prémio monetário para o vencedor.

As candidaturas já estão abertas e todos os cidadãos nacionais ou estrangeiros residentes em Portugal podem concorrer, desde que as propostas sejam feitas a título individual e escritas em português. Na candidatura devem ainda apresentar: CV; cópia da carteira de jornalista ou certificado de licenciatura; e uma entrevista ou reportagem publicada.

As candidaturas terminam no dia 5 de Abril e o vencedor é anunciado a 12 de Abril. A avaliação das propostas terá em consideração os seguintes pontos:

  • Adequação à estratégia editorial do Gerador;
  • Relevância jornalística;
  • Oportunidade temporal;
  • Diversificação da apresentação;
  • Detalhe orçamental;
  • Calendarização das tarefas a apresentar.

Esta é a segunda de quatro Bolsas Reportagens Essenciais Gerador que serão atribuídas ao longo do ano de 2021, de três em três meses.

Mais informações nesta página.