Fumaça inaugura Clube de Discussão na sua comunidade de Slack

Inquietações é o novo espaço de leitura e discussão do Fumaça, “um espaço de partilha, livre e seguro, onde não há certo nem errado e onde até os gostos se discutem”.


Chama-se Inquietações e é o novo clube de leitura e discussão do Fumaça, que nasce no Slack do projecto e que se realizará regularmente por videoconferência. “Queremos que seja um espaço de partilha, livre e seguro, onde não há certo nem errado e onde até os gostos se discutem”, partilhou Maria Almeida, do Fumaça, naquela plataforma. Inquietações servirá para conversar sobre livros, reportagens, artigos, podcasts e documentários que inquietem a equipa e Comunidade do Fumaça.

Segundo Maria, o desejo de criar um clube de leitura e discussão era antigo e foi uma das ideias que várias pessoas acolheram quando, em Dezembro do ano passado, o Fumaça perguntou à Comunidade que novos formatos, eventos ou experiências exclusivas lançar. O clube vai arrancar via Zoom e a primeira sessão está marcada para o dia 10 de Março, às 21 horas, no contexto do Dia Internacional da Mulher.

“O dia internacional da mulher, que acontece dois dias antes, acabou por servir de ponto de partida para a discussão que queremos ter. O tema da sessão será uma das séries de podcasts que mais me fez pensar sobre a adolescência, o consentimento, a sexualidade e o poder nas relações íntimas”, escreve Maria Almeida na mesma publicação dirigida à Comunidade. “Vamos falar sobre a série No do podcast The Heart, uma espécie de ensaio autobiográfico onde Katlin Prest, autora e produtora do The Heart, explora as fronteiras da sexualidade desde a sua adolescência até à vida adulta.”

Para acederes ao Inquietações e a esta primeira sessão de discussão, só precisas de contribuir para o Fumaça a partir de 3 euros/mês. Dessa forma, passarás a fazer parte da chamada Comunidade Fumaça e ganharás acesso ao Slack, onde já constam mais de 1800 pessoas e onde serão partilhados os links para as sessões do clube e outros conteúdos exclusivos.