Já saiu o 30º Jornal Mapa: fronteiras, Repúblicas, liberdade de emissão e agroecologia

O 30º número do Jornal Mapa, referente aos meses de Março, Abril e Maio, já pode ser adquirido pelo país fora. Com uma assinatura, podes recebê-lo comodamente em casa.


Fotografia de Mário Rui André/Média Alternativos

O Jornal Mapa chega ao número 30 com um olhar especial sobre as fronteiras e o neofascismo enquanto mecanismos de produção de deslocados e excluídos, seja os que arriscam a vida a tentar entrar na Europa, seja os que, cá dentro, são usados como mão de obra e/ou bode expiatório.

Olha também para a luta do SoREA (Solar Residência dos Estudantes Açoreanos) e a situação das Repúblicas numa Coimbra aberta à voracidade imobiliária. E porque a liberdade de expressão passa pela liberdade de emissão, espreita ainda a luta pelas ondas de rádio enquanto bem comum, com direito a uma caixa de ferramentas livres para tu mesmo transmitires.

As páginas centrais trazem uma hortografia – um conjunto de fotografias de hortas que são “pedaços intemporais e marginais de agricultura”, onde se cultiva à margem, “mostrando-nos as agroecologias e as campesinidades que (ainda) temos dentro de nós”.

O Jornal Mapa espreita ainda o Fórum Social Mundial, que, no seu 20º aniversário, decorreu online, revisita o caso da esquadra de Alfragide, dá um pulo ao aeroporto do Montijo, passa pelo Sahara Ocidental e ainda por Angola e pelos Estados Unidos. Não esquece a comunidade LGBTQI+, principalmente em tempo de pandemia, e, enquanto espera que os e as zapatistas cheguem na sua tour pela Europa, podemos tentar ouvir um ou outro canto do Coro da Achada.

Tudo isto e mais na edição 30 do Jornal Mapa. Podes adquirir um exemplar num dos pontos de distribuição espalhados pelo país ou fazer/renovar a tua assinatura, apoiando e garantindo a continuidade destas 48 páginas de informação critica. Ao fazê-lo poderás ainda reservar um exemplar da edição limitada do disco físico Viver / Festa, reedição do rap subversivo dos C.O.M.A.