O espaço exterior da Central Gerador ficou, assim, mais verde com um jardim de plantas autóctones e aromáticas, que “podes, e deves, vir aproveitar enquanto lês um livro, ouves música ou petiscas uma das novidades da ementa”.

A Central Gerador, um espaço único no Lumiar com curadoria da revista Gerador, reabriu a 23 de Abril com uma esplanada renovada com a ajuda da associação Mergulho Urbano – “uma parceria feita com a intenção de promover a sustentabilidade do nosso espaço”, diz o Gerador. O espaço exterior da Central ficou, assim, mais verde com um jardim de plantas autóctones e aromáticas, que “podes, e deves, vir aproveitar enquanto lês um livro, ouves música ou petiscas uma das novidades da ementa”.
A associação Mergulho Urbano, que colaborou com o Gerador nesta renovação, surgiu da necessidade de repensar o espaço urbano onde está inserida, de aproximar a comunidade às questões ambientais e ao pensamento crítico sobre o consumo dos recursos naturais, de incentivar a aposta na economia circular, e de criar novos espaços públicos para a fruição de actividades artísticas e culturais. Podes acompanhar o trabalho do Mergulho no Facebook e Instagram da associação.
No interior da Central, vais encontrar “O Lince”, uma obra criada com o objetivo de sensibilizar para a urgente necessidade de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres – o 15º objectivo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados pela ONU.

Prova também a nova ementa, preparada cuidadosamente pelo Chef Zé Esteves, que respeita a sazonalidade dos produtos e apoia os produtores locais. Pequenas porções individuais, mas que relembram o tempos antigos em que comíamos todos da mesma travessa. Podes consultar o menu aqui.
A Central Gerador está a aberta de quarta a quinta-feira das 17h30 às 22h30, e à sexta e sábado abre uma hora mais cedo, ou seja, às 16h30. Fecha ao domingo, segunda e terça.