sinalAberto vai promover “Diálogos Atlânticos” à volta de livros

O projecto de jornalismo de interesse público sinalAberto vai promover um conjunto de encontros à volta do livro e que prometem cruzar o Oceano Atlântico: Portugal de um lado, o Brasil do outro, com passagem por Moçambique.


O sinalAberto, colectivo de jornalismo sem fins lucrativos e de interesse público, estabeleceu parceria com o Gabinete Português de Leitura, localizado na Bahia, Brasil, para criar o ciclo Diálogos Atlânticos.

Durante meio ano, e uma vez por mês, a gente entende-se em português. A parceria entre o sinalAberto e o Gabinete Português de Leitura da Bahia cruza conversas e palavras entre entre Portugal, Brasil e Moçambique, com um/a autor/a e um livro em cada noite de conversa.

Imagem cortesia de sinalAberto

O primeiro serão de conversa é já este dia 27 de Maio, e poderemos falar sobre Paulo Leminski (BR) e o seu Catatau. Aqui fica a restante programação:

  • 27 de Maio: Paulo Leminski (BR) e Catatau;
  • Junho: Valter H. Mãe (PT) e A Máquina de Fazer Espanhóis;
  • Julho: Luís Bernardo Honwana (MC) e o Nós Matamos O Cão Tinhoso;
  • Setembro: Paulina Chiziane (MC) e Niketche: Uma História de Poligamia;
  • Outubro: Reinaldo Moraes (BR) e Pornopopeia;
  • Novembro: Gonçalo M. Tavares (PT) e Viagem à India.

As conversas serão transmitidas no canal de YouTube do Gabinete Português de Leitura da Bahia e alojadas no canal do sinalAberto mais tarde, mas os pormenores ainda estão a ser ultimados.