São 48 páginas de degustação lenta para te acompanhar durante o Verão.

A edição 31ª do Jornal Mapa está na rua para ler durante os meses quentes de Verão, de Julho a Setembro. Neste número, volta a falar-se de transição energética, desta feita sobre o que extrativismo – extração sistemática e predatória dos recursos naturais de um local ou região, pondo em risco a sua sustentabilidade ecológica – representa nesse contexto. É lançada uma conversa com Godofredo Pereira, que se tem debruçado sobre as relações entre as violações de direitos humanos e violência ambiental, e uma entrevista deste último a Roland Humire Coca, líder indígena de Atacama, no Chile – coração da extração do lítio.
Quanto à contestação da mineração em Portugal, o Jornal Mapa reflecte sobre a falácia da avaliação ambiental e da participação cidadã. Fala das centrais fotovoltaicas no Alentejo, das Linhas de Muita Alta Tensão no Minho, da exploração de lítio na Estremadura espanhola, e do GNL, o gás fóssil que chega a Sines na pegada climática trazida pelos navios metaneiros. No percurso dos territórios devastados, abordamos as Lutas Agrárias no Sul, envoltas no “mar de plástico” das estufas, ou no “deserto verde” das monoculturas, e imersas na exploração dos trabalhadores migrantes. Está assim feita a ponte para uma entrevista a Federico Pacheco, do Sindicato Andaluz de Trabajadores/as (SAT).

Neste 31º Jornal Mapa há ainda espaço para celebrar o encontro deste verão com a Viagem Zapatista pela Vida e recordar outras histórias de resistência: o encontro de Kaminsky com Hipólito dos Santos e a arte da falsificação; na cidade do Porto, o novo fôlego do Musas; no Algarve, a história dos “maios” e das festividades operárias e primaveris, e ainda a ginga da roda de Capoeira.
Nas 48 páginas de degustação lenta do Jornal Mapa, prossegue-se com Júlio do Carmo Gomes numa crítica à democracia liberal, por entre outras crónicas e recensões várias e, por fim, convidando a antecipar o filme documental que recorda Alcindo Monteiro e transporta ao racismo impregnado em Portugal.
Leituras ao alcance de um bem-vindo e necessário apoio das assinaturas válidas por seis edições, ou uma visita aos lugares cúmplices de venda do Jornal Mapa.