A segunda edição em papel de 2021 do Shifter está disponível na loja online do projecto pelos habituais 10 euros. A capa foi desenhada pela fotógrafa e programadora criativa Catarina Rodrigues, recorrendo a um modelo de inteligência artificial.

A revista do Shifter tem vindo a reposicionar todo o projecto – um dos mais antigos no panorama dos média alternativos – numa lógica de jornalismo lento, oferecendo ensaios, reportagens, entrevistas e outros tipos de conteúdos que convidam o leitor a pensar em profundidade e a desenvolver espírito crítico sobre determinados temas centrais na sociedade actual. Nesta terceira edição, que sai neste mês de Julho, o Shifter convida a uma reflexão sobre o espaço online onde diariamente mergulhamos de corpo inteiro.
Nesta revista trazemos para o papel uma reflexão habitual no Shifter, sobre o espaço online. Aproveitamos o contraste do papel para pôr em perspectiva alguns fenómenos do digital, bem como para desmistificar alguns dos grandes chavões que pontuam o debate, numa série de artigos que se pretendem como um princípio de um debate alargado; como um ponto de uma situação complexa onde impera fomentar a literacia e a consciência crítica sobre os comportamentos individuais, colectivos e não-humanos.
– João Gabriel Ribeiro, director do Shifter, no editorial da Revista #3 do Shifter
A nova revista do Shifter já está disponível na loja pelo seu preço habitual de 10 euros + portes de envio, estando limitada desta vez a 300 exemplares (em vez de 200). Entretanto, e como também já é habitual, todas as pessoas que contribuem mensalmente para o projecto através do Patreon vão começar a receber o novo exemplar entre esta e a próxima semana, ou seja, serão os primeiros a poder folheá-lo. Os patronos irão receber ainda um conjunto de três postais exclusivos – três postais desenhados pela fotógrafa e programadora criativa Catarina Rodrigues, recorrendo a um modelo de aprendizagem automática treinado com 500 fotografias do símbolo maior do 25 de Abril; um dos postais é a capa da revista. A colecção de postais está também disponível na loja do Shifter por 2,50 euros.
A terceira revista do Shifter tem mais algumas páginas que as anteriores, e o seguinte cardápio:
- O que fazemos nas redes sociais quando ninguém está a ver – Carolina Franco
- O Sujeito Digital na Sociedade da Transparência – João Pinho
- Como os memes se tornaram cultura – Bernardo Pereira
- A digitalização do capitalismo & como podemos destruí-lo – Pedro Caldeira
- Activismo digital ou performativo? – Rita Pinto
- Pode o algoritmo ser decolonial? Entrevista com Abdo Hassan – João Gabriel Ribeiro
- Por favor, não avalies o teu mérito com base nas redes sociais – Alexandre Couto
Entretanto, na loja do Shifter, podes adquirir outros produtos e, assim, “investir” no seu jornalismo, como o ensaio Uma Questão de Inteligência, os autocolantes da primeira edição da revista e os números #1 e #2 em formato digital.