sinalAberto junta um arquitecto e uma arquitecta à conversa, uma vez por mês

Um arquitecto e uma arquitecta dialogam uma vez por mês, no sinalAberto, sobre cidades, urbanidades, desterritorialização e o mais que vier a propósito.


Fotografia cortesia de sinalAberto

Vida Conversável – Os Pés Assentes Na Terra é uma série de conversas, gravadas em vídeo, que o sinalAberto está a apresentar a partir de Coimbra. Em cada episódio, de cerca de 20 minutos, um arquitecto – José António Bandeirinha – e uma arquitecta – Maria Manuel Oliveira – dialogam sobre as cidades como urbanidades e a inclusão de pessoas sem território.

A partir de tópicos lançados por sinalAberto, os dois interlocutores discorrem livremente ao sabor das palavras sobre questões do nosso tempo. Há um novo episódio todos os meses. No primeiro episódio os temas da inclusão e da desterritorialização assumem-se como protagonistas de um guião que nos interpela, ainda, sobre o papel e função das cidades no mundo contemporâneo.

Como é que a arquitectura lida com as transformações políticas? No segundo episódio, dialoga-se acerca dos sentidos que arquitectura constrói, mas também das desconstruções – ou destruições – que ela pode sofrer, a partir de opções ideológicas. O estado liberal está cansado de se submeter ao estado social?

Sem espaço não há cidadania. No terceiro episódio, a conversa centra-se na dimensão social da arquitetura, sobre a noção e importância de espaço e, sobretudo, acerca da cidadania. É uma conversa que nos interpela, porventura nos desassossega, o que será bom sinal, mas, ao mesmo tempo sintoma das fragilidades das sociedades contemporâneas e das suas políticas públicas.

Podes acompanhar as próximas conversas do Vida Conversável – Os Pés Assentes Na Terra através do canal de YouTube do sinalAberto e do seu site, seguindo esta hiperligação.