Shifter relança site sem publicidade invasiva e com maior enfoque na revista

O Shifter tornou-se independente da rede SAPO e aproveitou o momento para apresentar um novo site, sem publicidade invasiva e com o mínimo de cookies.


Fotografia de Mário Rui André

O Shifter, que se apresenta como uma revista de reflexão e jornalismo contextual em português, tem vindo-se a virar para um jornalismo mais lento e inclusive lançou uma revista impressa. O seu novo site, apresentado durante este mês de Setembro, condensa a nova filosofia e visão editorial do projecto.

O Shifter é uma revista digital e física, de reflexão e crítica sobre o ambiente social, digital e cultural no espaço público da língua portuguesa. Fazendo jus ao nome, o Shifter não conhece fronteiras, nem barreiras, promovendo o intercâmbio e o diálogo com ideias que habitualmente circulam noutras línguas, trazendo-as para o debate em português de forma compreensível, criativa e provocativa.

“Em oito anos o Shifter mudou muito. Quem nos acompanha desde o começo, de certeza que já se habituou a este espírito inquieto, e compreende que as mudanças surgem para fortalecer a nossa visão do que devemos ser enquanto media alternativo, e para melhor servir os leitores – muitas surgem mesmo por sua sugestão”, lê-se num texto de apresentação assinado pelo director do Shifter, João Ribeiro. “Ao longo dos anos aprendemos a adaptar-nos a novos meios de comunicação, a novas fases sociais e sobretudo aos desafios que gerir um projecto autónomo acarreta. O objectivo foi, e continua a ser, sempre o mesmo: promover o pensamento, o diálogo e a aprendizagem como pontos fundamentais do espaço público, mas sobretudo chegar ao final de cada dia com a certeza de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance. Nem sempre o conseguimos, mas tentámos sempre a cada novo dia, a cada novo ciclo, reinventar-nos para fazer das fraquezas forças e para mostrar que não há impossíveis quanto existe vontade.”

O novo site do Shifter conta agora com um modo escuro, mas também novas categorias que espelham o conteúdo que a revista tem vindo a publicar ao longo dos últimos meses – espaços para conteúdos cada vez mais diversos e mais profundos: EntrevistasReportagensEnsaiosOpiniãoAprofundados e Intemporais.

“Mas, mais do que uma mudança de aparência, representa uma mudança de atitude. Uma atitude que prolonga o espírito inquieto que nos alimenta. Com maior adaptabilidade, que permite uma maior personalização e mudança ao longo do tempo, e focada na leitura, sem espaço para publicidade invasiva, o novo site do Shifter exprime a vontade de nos focarmos no essencial, escreve João Ribeiro. “Há oito anos chamavam-nos loucos por ousar, num país em que os meios de comunicação são dominados por grandes grupos económicos ou estão dependentes de altos financiamentos externos, criar um meio de comunicação social do zero, materializando o desejo de ter no espaço público português uma plataforma onde diversas perspectivas tivessem lugar. Hoje provavelmente continuam a fazê-lo mas, à entrada de mais um ciclo, renovamos o voto de confiança na loucura que nos move.”

A nova casa digital do Shifter apresenta um visual mais limpo e simplificado, integra um sistema de contribuições (o projecto quer ir gradualmente largando o Patreon), tem a loja integrada no mesmo sítio, dá mais destaque à revista imprensa e apresenta ainda a nova filosofia colaborativa da revista: o Shifter abriu uma chamada para propostas de textos de colaboradores externos com justa remuneração – podes saber mais aqui. “Porque não o queremos fazer sozinhos, esta nova fase marca também um passo importante na maturidade do Shifter. Deixamos de ser um projecto de voluntários para ser um projecto de comunidade, que valoriza os contributos de quem orbita o nosso universo e agora tem condições para os remunerar. Fazemo-lo convictos de que as nossas vozes e perspectivas não devem ser as únicas a ter espaço num media em queremos valorizar a pluralidade. Como forma de aprofundar o debate, de incentivar o diálogo”, refere o director do Shifter.

O novo site do Shifter representa ainda o término da ligação que o projecto tinha ao SAPO, “um portal que nos ajudou a crescer durante uma fase importante do projecto, para que possamos dedicar toda a nossa atenção editorial aos valores que fomos solidificando”. O Shifter deixou, assim, de ter a barra SAPO, mas também qualquer tipo de publicidade display e automática, reduzindo a necessidade de cookies e melhorando o aspecto visual da plataforma. “Como aprendemos com a experiência física da nossa revista – em que tratamos desde o embalamento até ao contacto pós-venda – é agindo sobre todo o processo que a relação entre nós e os leitores se valoriza. E esse é o caminho que queremos trilhar, para que cada vez possamos ter mais leitores, e nunca percamos a agilidade que nos permite responder às necessidades e desejos de cada um.”

Sabe mais sobre o novo Shifter aqui.

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