A Comunidade Cultura e Arte nasceu nas redes sociais em 2014, abriu depois um blogue sem que as redes perdessem importância. A Comunidade Cultura e Arte continua a ser um projecto muito “social”, mas agora afirma-se como um órgão de comunicação social.

A Comunidade Cultura e Arte (CCA) começou nas redes sociais em 2014, mais especificamente no Facebook, então muito usado. Depois abriu um blogue onde começou a desenvolver os textos e outros conteúdos que partilhava somente nos feeds. Actualmente, acumula perto de 300 mil seguidores no Instagram, cerca de 250 mil no Facebook e no Twitter é seguida por 54 mil contas e “ocupa um espaço importante no panorama da informação e divulgação cultural em Portugal”, diz a própria CCA. Agora, o passo é profissionalizar o projecto.
Rui André Soares, fundador da Comunidade Cultura e Arte, registou o projecto como um órgão de comunicação social na Entidade Reguladora Para A Comunicação Social (ERC) e passa a ocupar oficialmente o cargo de director do projecto, com carteira profissional – a de Equiparado a Jornalista.
“Foram sete anos de trabalho diário e o crescimento constante é resultado dos conteúdos que fomos produzindo”, refere Rui André Soares num comunicado publicado no site do projecto. “Nascemos nas redes sociais, onde as pessoas passaram a estar muito tempo, e depois passámos de uma página de Facebook a um blogue. Com o passar dos anos, criámos uma linha editorial e começámos a trabalhar em cima da lógica de rigor e sentido ético de um jornal digital. Este foi, portanto, um passo natural a dar para profissionalizar o projecto e assumimo-nos agora como um projecto jornalístico independente focado na cultura.”
Com cerca de seis milhões de acessos ao site só em 2020, a Comunidade Cultura e Arte reuniu um conjunto de pessoas, leitores, seguidores e colaboradores em torno do cinema, da música e da cultura em geral. O público da CCA procura no projecto o que é novidade e o que é tendência no universo cultural, e foi isso que a página, depois blogue e agora órgão de comunicação social sempre ofereceu.
Ao mesmo tempo, a Comunidade Cultura e Arte tem vindo a diversificar os conteúdos que publica, abraçando outras temáticas – da saúde mental à política, do ambiente aos direitos humanos ou ao desporto –, porque considera que o seu trabalho é, acima de tudo, prestar informação útil aos seus leitores e “incentivar, em comunidade, o debate social e cultural; porque tudo é política e a cultura é também pensar o mundo e a sociedade em que se vive”, segundo refere no seu estatuto editorial.
A Comunidade Cultura e Arte faz dinheiro com publicidade e com contribuições via Patreon. O projecto pode ser acompanhado em comunidadeculturaearte.com, nas redes Instagram, Facebook e Twitter, no seu canal de YouTube ou ainda numa comunidade de Discord.